Especial Intolerância: O desafio do respeito às diferenças

“Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar”
Carlos Drummond de Andrade.

Por Joafrânia Nogueira e Aryanne Lima

A liberdade de expressão foi uma das maiores conquistas da humanidade. Ela só foi possível porque os indivíduos aprenderam a conviver com as diferenças. Será que aprenderam mesmo? Em Fortaleza não é difícil encontrar a violência de torcidas organizadas contra times rivais, por exemplo. Na religião, cada um defende a sua como sendo a melhor, a mais correta. E o gosto musical, se discute?

Quanto mais tolerante o indivíduo, mais civilizado ele é. Afinal, Uma das maiores riquezas humanas deve-se a sua heterogeneidade. Mas o grande desafio da sociedade talvez seja respeitar as diferenças do outro. Alguns grupos acreditam que a sua maneira de agir e pensar é melhor que a de outros grupos, considerando assim, o seu grupo superior aos demais.

Para o filósofo Immanuel Kant, “o respeito é o único sentimento comparável com o dever moral”. Não se trata de uma patologia que provém da sensibilidade – como todos os outros – ou seja, da parte passiva do nosso ser. Ele procede da vontade.

Portanto, essa vontade kantiana parece ainda não se fazer presente em todas as pessoas. Ainda vemos muitos casos em que o respeito à diferença do outro não existe, como é o caso de brigas entre torcidas de futebol, pessoas de religiões distintas, estilos musicais  diferentes, entre outros. Foi com o objetivo de saber mais sobre o comportamento de alguns indivíduos que a nossa reportagem foi às ruas ouvir algumas pessoas. 

Veja mais matérias Especial Intolerância

Torcidas Organizadas

Intolerância Religiosa

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s