Fortaleza conectada

Por Gabriela Ribeiro

No Passeio Público, em Fortaleza, é possível acessar a internet e desfrutar a Praça. Foto: Otávio Nogueira

Do centro de Nova Iorque ao de Sobral, a Internet sem fio está presente, tanto em espaços públicos quanto em ambientes comerciais privados. Em Fortaleza, a situação não é diferente. A cada dia, aumenta o número dos lugares que oferecem Internet sem fio ou wifi. O serviço está presente em bares, livrarias, bibliotecas e shoppings. No mês de agosto, a Prefeitura disponibilizou Internet na Praça dos Mártires, conhecida como Passeio Público.

Um dos bares que oferece o serviço é a Zug Choperia, localizada no Meireles. De acordo com o gerente do local, Valdenir Ferreira, eles oferecem o serviço porque várias pessoas saíam do trabalho para aproveitar o happy hour no local e necessitavam, algumas vezes, de Internet, para mandar um e-mail ou resolver algum assunto pendente. Ferreira estima que cerca de 10% da clientela faça uso do serviço e que a maioria utiliza-o por meio do celular.

Roberto Curchatuz, Oficial de Justiça, é um dos entusiastas da conectividade. Ele afirma que o fato de um bar oferecer Internet sem fio é um diferencial e que ele dá preferência a locais que possuem wifi. “Uma vez eu estava comemorando meu aniversário em um barzinho e pude acessar o skype
durante a festa e conversar com meu irmão, que estava na Europa”.

Espaços públicos

A praça do Passeio Público oferece, desde agosto desse ano, Internet sem fio. De acordo com Allan Montenegro, da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a iniciativa teve como objetivo “agregar valores nas atividades culturais desenvolvidas pela Secretaria, como objeto de socialização e revitalização do espaço”. Montenegro disse que, além da Internet wifi, há sempre uma programação cultural no Passeio Público e que, ao longo da implantação desses programas, a assiduidade das pessoas foi aumentando no local.

Uma das razões para a escolha da praça foi dar à população a oportunidade de navegar na Internet, ao ar livre, em um local que faz parte da história da cidade. Um usuário desse serviço é William Cardoso, 31. O empresário disse que o serviço é ótimo para navegação simples, como ver e-mails e utilizar o MSN. Ele considera locais que oferecem Internet sem fio bem mais atraentes. “No caso do Passeio [Público], o lugar é ótimo para um happy hour e, com a Internet, pode-se até adiantar a chegada e terminar de ler e responder os e-mails do trabalho embaixo das árvores centenárias”, diz.

No entanto, ainda há muita preocupação com relação à segurança no local. O estudante de jornalismo Filipe Dias tem receio de usar seu notebook e celular em um espaço como o Passeio Público. “É complicado você andar com um notebook, ou um celular compatível com rede wireless, e usar a Internet tendo que estar atento ao redor. Acessar à Internet, é como ler um livro: quando não se está tranquilo o suficiente para usar, torna-se algo desgastante e desconfortável. Então eu não usaria, não [wifi no Passeio Público]”, afirma. Dias considera complicado oferecer o serviço em espaços públicos por causa das condições precárias de utilização. Se não houver segurança permanente, não há condições de utilizar o local. Ele considera, ainda, a possibilidade de a Prefeitura estender o sinal para que ele possa ser captado em residências, de forma que as pessoas possam utilizar gratuitamente em suas casas.

Com relação à segurança, Montenegro disse que há preocupação, mas que a Prefeitura disponibilizou guardas municipais que ficam durante 24 horas no local. Cardoso confirma a sensação de segurança no Passeio Público: “Se vê constantemente guardas PM [Polícia Militar] transitando por lá e permanentemente a Guarda Municipal está no local, com isso, dificilmente se vê pessoas que poderiam ser ameaça a alguém, diferente do estigma que a praça adquiriu por conta dos anos de abandono”.

Veja mais em Outras conexões

Confira no mapa alguns hotspots em Fortaleza:

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s