Um exemplo a ser seguido: Edivaldo Prado

Por Antero Neto e Branca Sobreira

O Centro Paradespotivo Edivaldo Prado, vai crescer. Uma nova sede vai ser construída, mais ampla.

 

Edivaldo Prado é o que podemos chamar de exemplo de gentileza. Sentado em uma salinha verde e amarela, rodeada de prêmios, ele é empolgante! Projetos, futuro, conquistas. Essa três palavras são presença certa no vocabulário do nadador campeão. Edivaldo também é um vencedor fora d’água. Devido à uma paralisia infantil – das mais raras – perdeu os movimentos da parte inferior e superior do corpo. “Não sei como estou aqui conversando com vocês. Quando pequeno só mexia os olhos. E nada mais.” É, mas Edivaldo melhorou. Com o tempo conseguiu movimentar os braços. E foi ai que ele se mexeu. “Eu sofri muitos preconceitos. Mas sempre soube que era capaz de fazer tudo.” Inclusive, praticar esportes. “Vi várias vezes algumas pessoas na faculdade saírem da piscina porque eu estava lá.” Confessa. Mas o que essas pessoas não sabiam era que ali, pertinho deles, estava um campeão.
Projeto
”Eu provei pra mim que podia. Então, Deus tocou meu coração. Era hora de mostrar aos outros que eles também podiam.” Daí surgiu o centro Paradesportivo Edivaldo Prado. Há três anos insere crianças com deficiência no esporte. O projeto “pegou”. Hoje são mais de duzentas pessoas praticando natação, xadrez e tênis de mesa. “Com o tempo não apenas com deficiência, mas quem quisesse poderia vir ao centro. Percebi que se eu limitasse, estaria já criando um preconceito.” E para participar nem é preciso inscrição, basta comparecer. “A pessoas vem se inscrevem. Nós vemos se tem vaga, se sim, já pode treinar.” Lembra, mas adverte: “Com as crianças nós mantemos contato com a escola. Se ele estiver com nota baixa, não pode vir. Tem que estudar!”

Em cada visita faz questão de mostrar o centro inteiro. “É difícil manter um centro assim, custa caro.” O projeto tem o apoio da Gerdau, que paga o salário de dois professores. E ainda uma bolsa auxílio, para um auxiliar de Edivaldo. Com os R$ 600,00 do Governo do Estado, as contas de água e luz são pagas. Nem sempre foi assim. “Houve período que eu bancava tudo. Tirava do meu ‘bolsa atleta’ e investia aqui. Hoje eu sou bem mais quem um professor, ou nadador. Sou um gestor”. E daqueles ousados. O Centro Paradespotivo Edivaldo Prado, vai crescer. Uma nova sede vai ser construída, mais ampla, com novos esportes. “Já estamos com um terreno doado. Lá vamos fazer uma piscina olímpica. Quadras de basquete e futsal. Vamos criar uma biblioteca!” Fala entusiasmado. O novo Centro também vai ser em Macaranaú, na região metropolitana, como o atual. Mas será erguido no Parque Piratininga. “Eu nasci e moro lá. Infelizmente, as drogas estão tomando de conta das crianças. Acho que um centro desses lá, vai ajudar bastante a tirar a ociosidade.” Mais um desafio na história desse vencedor. “Quero ensinar as pessoas que o mais importante não é ser só campeão no esporte, mas ser um campeão na vida.”

 Saiba mais:

 * Edivaldo está lançando um livro “Campeão da Fé”, que conta toda a trajetória de vida.

* O Centro Paradesportivo Edivaldo Prado tem o projeto “Baú de leitura”, com o apoio da Coelce, que doa livros. Antes ou depois das aulas as crianças precisam ler. Ainda com o apoio da Coelce, será montada uma ilha digital.

* Quando o novo centro estiver pronto, o projeto poderá atender pessoas de outras cidades. Um ônibus adaptado vai buscar e deixar os alunos.

* Quem quiser doar livros ou quantia em dinheiro basta acessar o site e obter mais informações. WWW.edivaldoprado.com.br

* Edivaldo na mídia

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s