Especial trânsito: Trânsito gentil na internet

Por Amanda Carvalho e Greg Donizete

Logomarca da campanha

“E se você ouvisse uma música, em vez de buzinar? Ou apontasse o erro, em vez de xingar? Gentileza gera gentileza e se multiplica. Experimente”. As iniciativas que visam um trânsito mais gentil são as mais diversas. E a internet marca presença nesse movimento disponibilizando à sociedade sites com informações, campanhas, vídeos e tudo o que for relacionado ao trânsito.

O site Trânsito Mais Gentil é um bom exemplo disso, convidando os internautas a apoiarem a campanha e a terem uma postura mais gentil no trânsito. O portal é uma iniciativa da corporação Porto Seguro, empresa que atua em todos os ramos de seguro, inclusive de automóvel. Essa é uma campanha de marketing muito bem desenvolvida, já que apesar de uma seguradora atuar com acidentes no trânsito, a causa que a Porto Seguro apoia é justamente a oposta.

O site conta com vídeos educativos, dicas de como ser gentil no trânsito, além de uma parceria com os motoristas responsáveis e a Porto Seguro, que cede desconto em troca de uma carteira de habilitação sem pontos. A campanha possui grande visibilidade nas redes sociais e seus vídeos protagonizados por celebridades fazem muito sucesso no YouTube.

A campanha Trânsito + Gentil está conectada entre as diversas redes sociais e atua também no Orkut, Facebook e Twitter, rede onde possui quase 10.000 seguidores. Além de manter um blog que trata sobre diversos tópicos pertinentes para a construção de um trânsito mais seguro para todos.

O movimento também está presente nas ruas através de adesivos com a logomarca da campanha, que já virou mania em São Paulo, e dos Cartões Gentileza, onde o motorista mostra um cartão vermelho se alguém fizer algo errado, ou o azul se alguém fizer algo certo.

Imagem da página principal do site Trânsito mais Gentil.

Outro bom exemplo é o do site Cidade Portinho, cujo lema é “educando os motoristas de amanhã”. A Porto Seguro atua juntamente ao site, espaço interativo e educativo para as crianças começarem a entender as regras de trânsito e respeitá-las.

Na Cidade Portinho, as crianças aprendem por meio de aulas práticas o seu papel de cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista. Outros conceitos também foram inseridos nesse projeto, como reciclagem e reaproveitamento de materiais.

O projeto que já existe há mais de 10 anos, já atendeu um número superior a 300 mil crianças em 87 cidades distintas. O projeto foi desenvolvido com a união de instrutores de trânsito especializados com empresas de assessoria pedagógica. Anualmente, é realizado um planejamento de eventos para decidir quais serão as regiões a receberem a visita da Cidade Portinho. Clique aqui para conferir a página com o mapa das cidades que já foram visitadas pelo projeto.

Seguindo essa proposta, outros sites, como o chega de acidentes e o portal do trânsito,
colaboram com essa iniciativa a sua maneira, seja divulgando informações diárias relacionadas ao trânsito e à legislação, ou com novos projetos, ou mesmo tirando dúvidas dos cidadãos. Divulgações desse gênero fazem a sua parte motivando todos a serem mais gentis no trânsito.

Continue lendo:

Especial trânsito: candidatos devem poluir menos
Especial Trânsito: Fortaleza pode ser uma cidade mais gentil
Especial Trânsito: Gentileza para novos condutores
Especial trânsito: serviço é privatizado por escolas
Especial Trânsito: Falta de acessibilidade, uma oportunidade para ser gentil
Especial trânsito: campanhas educativas para melhorar o trânsito
Especial trânsito: jogar lixo para fora do carro é crime e dá multa
Especial trânsito: Falta gentileza ou falta auto-escola?
Especial trânsito: nem com as crianças transito é brincadeira

Anúncios
Esse post foi publicado em Gentileza e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s