Especial trânsito: serviço é privatizado por escolas

Transito privatizado

Pessoal contratado cuida do trânsito nas escolas

Algumas escolas de Fortaleza contratam pessoas apenas para trabalhar como controladores de tráfego. O objetivo do serviço é diminuir os engarrafamentos próximo aos colégios. Os funcionários ficam nesses locais, guiando e parando os veículos, além de fiscalizar eventuais irregularidades no trânsito. O trabalho acontece em sua maior parte pela manhã, período em que há um maior fluxo de carros. Um trabalho de responsabilidade pública torna-se privado para que a situação do trânsito não se torne ainda mais caótica.

O Colégio Santa Cecília, por exemplo, conta com funcionários que fazem esse tipo de trabalho desde 2005. A ideia surgiu depois que a escola começou a realizar o projeto Travessia Cidadã, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC). O projeto oferece um curso de capacitação de 20 h/a, com o objetivo de capacitar os controladores de tráfego do colégio.

De acordo com a direção do Santa Cecília, a necessidade surgiu em função do grande fluxo de carros nos horários de entrada e saída do alunos, além de estabelecer regras que fortalecem a eduação no trânsito e o compromisso com a cidadania.

Apesar de ver resultados positivos depois que passou a ter seus próprios controladores de tráfego, o colégio não descarta a necessidade da intervenção dos agente de trânsito da AMC e ressalta que os funcionários do colégio realizam apenas uma ação complementar.

Durante esses cinco anos, a instituição afirma ter investido na criação de novos portões para diminuir os engarrafamentos próximo ao local. O trabalho realizado por esses funcionários, segundo a direção do colégio, tornou a travessia dos alunos mais segura.

Trabalho Educativo

Blitz educativa da AMC na porta das escolas

Em fevereiro e março de 2009, tendo em vista o início do ano letivo, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza realizou a operação Volta às Aulas, direcionada para a fiscalização dos carros próximo a algumas escolas da cidade.O trabalho foi realizado em cinco dias e contou com ações educativas como distribuição de materias gráficos e abordagens aos motoristas. O material educativo distribuído pelos agentes da AMC buscou a conscientização dos condutores sobre a utilização cidadã do espaço público no entorno dessas escolas. Assuntos como a importância do cinto de segurança, embarque e desembarque de passageiros, filas duplas e faixa de pedestres foram abordados na operação.

Continue lendo:

Especial trânsito: candidatos devem poluir menos
Especial Trânsito: Fortaleza pode ser uma cidade mais gentil
Especial Trânsito: Gentileza para novos condutores
Especial trânsito: Trânsito gentil na internet
Especial Trânsito: Falta de acessibilidade, uma oportunidade para ser gentil
Especial trânsito: campanhas educativas para melhorar o trânsito
Especial trânsito: jogar lixo para fora do carro é crime e dá multa
Especial trânsito: Falta gentileza ou falta auto-escola?
Especial trânsito: nem com as crianças transito é brincadeira

Anúncios
Esse post foi publicado em Gentileza e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s