Especial trânsito: campanhas educativas para melhorar o trânsito

Outdoors criativos chamam atenção

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Centro de Estudos Automotivos (Cesvi Brasil) e a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram, em fevereiro deste ano, uma série de programas de conscientização e estímulo para rever o próprio comportamento dos condutores de veículos e usuários. A série se intitula “Circulando”.

Esses programas buscam estimular boas práticas no trânsito, mostrando por meio de informações técnicas como os motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres devem assumir seu papel no trânsito. Os temas variam entre: álcool x direção, idoso, acessibilidade, entre outros.

A cada ano mais de 500 mil pessoas são feridas em acidentes de trânsito e mais de 35 mil morrem. O Brasil gasta cerca de R$ 30 bilhões por ano como consequência destes acidentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, se continuar assim os acidentes de trânsito serão a terceira causa de morte e lesões em 2020.

Veja abaixo alguns vídeos apresentados na série “Circulando”:
Educação Infantil

Álcool

Pedestre

Ciclistas

Motociclista

Motoristas

Idoso

Desde agosto de 2004, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), vinculado à Secretaria de Infra-Estrutura, desenvolvem campanhas educativas na mídia cearense. As mensagens orientam na conduta correta no trânsito, afim de mudar o comportamento do homem na via pública e reverter o quadro de violência.

O público alvo dividi-se entre condutores, passageiros, cilistas, motociclistas e pedestres, que são ao mesmo tempo agentes e vítimas da violência. Estudos apontam o homem como responsável por 90% dos acidentes no trânsito no país.

Continue lendo:

Especial trânsito: candidatos devem poluir menos
Especial Trânsito: Fortaleza pode ser uma cidade mais gentil
Especial Trânsito: Gentileza para novos condutores
Especial trânsito: Trânsito gentil na internet
Especial trânsito: serviço é privatizado por escolas
Especial Trânsito: Falta de acessibilidade, uma oportunidade para ser gentil
Especial trânsito: jogar lixo para fora do carro é crime e dá multa
Especial trânsito: Falta gentileza ou falta auto-escola?
Especial trânsito: nem com as crianças transito é brincadeira

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário