Especial Trânsito: Gentileza para novos condutores

O trânsito de Fortaleza está cada vez pior

Por Aryanne Lima

Conviver bem no trânsito requer educação, gentileza e muita paciência. Nos Cursos de Formação para Condutores (CFC), além das aulas de legislação e direção, há uma preocupação em formar motoristas cidadãos. Pensando nisso, uma nova linha de ensino nos cursos vem sendo aplicada, para que os novos condutores cheguem as ruas e exerçam boas maneiras de convivência. Entre as frases mais comuns utilizadas nos cursos de formação podemos destacar três: ‘Seja gentil no trânsito’; ‘dê passagem’; ‘pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença no trânsito’.

Como o trânsito tem uma relação com o comportamento humano, existe nos Cursos de Formação para Condutores uma referência a convivência entre as pessoas. Segundo o professor Júlio Cesar, há 8 anos ensinando legislação, durante as aulas é lembrado aos novos condutores a importância da gentileza e o respeito ao próximo, que são virtudes que devem ser colocadas como exigência no trânsito. Partindo desse pressuposto, ele dá algumas dicas como: “Dar uma buzinada para avisar que a porta do carro está aberta ou que o cinto de segurança está para fora do carro”. Não ser gentil, além de não ser uma boa conduta, gera multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.”

Júlio Cesar enquanto agente de ensino da legislação, não sabe como isso está sendo aplicado nas ruas, já que ainda vemos o desrespeito e o trânsito cada vez mais caótico, mas ele acredita que a partir da educação e boas regras de convivência o trânsito pode se tornar melhor.

Veja abaixo um vídeo sobre trânsito, cidadania e ética.

Fotos da Campanha Trânsito: Respeito ou morte

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s